quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Conhecimento como Aliado - Por Sandro Vergara

A cada dia que passa as catástrofes da natureza têm ocorrido de forma contínua em todo o mundo aumentado sistematicamente nos últimos meses, tanto em quantidade como em intensidade.
Para muitos esses eventos representam o “Juízo Final”, para outros o preço pela destruição do nosso planeta provocado pelos homens, e outros nem sequer se importa com o que anda acontecendo como se não fosse problema dela, mas o que elas não querem enxergar é que essas catástrofes vão aumentar substancialmente em todo o mundo sem poupar ninguém inclusive o Brasil.
Todos os dias a mídia anuncia um terrível evento ocorrido, em alguns casos um ou mais evento são acompanhados simultaneamente pela TV mostrando a brutal força e sua devastação.
São chuvas de poucas horas que conseguem despejar o mesmo volume de um mês inteiro ou mais, tsunamis, terremotos entre outros demonstrando de forma inequívoca o seu crescimento abrupto de maneira ininterrupta.
Em toda a história da humanidade nunca os desastres naturais mataram tanta gente em tão pouco tempo como nesses cinco últimos anos, tantas cidades ficaram paralisadas como agora, sem contar com um imenso prejuízo financeiro.
O sinal mais forte foi o terremoto no Haiti ceifando milhares de vidas mostrando o quanto somos frágeis perante a mãe natureza e o quanto nossas “autoridades competentes” estão totalmente despreparadas para lidar com essas situações, e isso também inclui o Brasil.
Até quando a nossa sociedade ficará calada?
Até quando as nossas autoridades públicas vão ficar paradas sem tomar nenhuma providência na prevenção desses eventos?
Para vocês terem uma idéia, o Brasil possui 5564 municípios, dentre eles só 635 desses municípios possuem a presença do Corpo de Bombeiro, isso equivale a 11,41% do nosso país, e o mais absurdo é que o efetivo existente é insuficiente e não está preparado para uma catástrofe como essa que aconteceu no Haiti.
O mais absurdo disso tudo é a estrutura de resposta e atendimento a emergência em nosso país, totalmente confusa, precária e desarticulada, diferente de outros países do mundo que possui uma estrutura única.
Nos Estados Unidos e Canadá o número de emergência é 911, em toda Europa é 112, e no Brasil? Complicado você não acha?
Uma vez que não podemos contar muito com as autoridades públicas fica evidente a importância da prevenção por nossa parte através do conhecimento, da qualificação adquirida por uma entidade idônea com profissionais responsáveis.
No mundo em que vivemos é público e notório que o conhecimento faz a diferença, que devemos nos preparar para o pior mesmo que não venha a ocorrer, o que não podemos é ficar parados esperando que algo divino possa nos salvar.
Da forma que as coisas estão indo, a prevenção através de cursos de Primeiros Socorros, Combate à Incêndio entre outros é de vital importância para conseguir minimizar os danos causados por esses eventos.
É público e notório que o conhecimento faz a diferença em qualquer circunstância seja no âmbito profissional, pessoal entre outros, mas pra que essa diferença realmente aconteça é preciso que nós tomemos uma atitude séria, um posicionamento real, e infelizmente as pessoas só sabem da necessidade disso quando estão precisando.
Temos que acabar com esse negócio de só fechar a porta depois que o ladrão entra, temos que fazer diferente, tem que antecipar os acontecimentos combatendo com conhecimento, e se vocês partirem desse princípio tudo será diferente, vocês farão a diferença na sua vida e na de outras pessoas.
Infelizmente, em curto prazo não conseguiremos frear esses eventos, será algo que precisará de décadas para reverter esse quadro, mas será um verdadeiro alento se tivermos um posicionamento firme e prevencionista.

Cordialmente;

Sandro Vergara.

Nenhum comentário:

LIVRO OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Quem somos.

Minha foto
Niterói / Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Norberto Carvalho

Norberto Carvalho
Norberto Pereira de Carvalho, Professor Técnico de Segurança do Trabalho, lecionando no Cefae II, Nilópolis, Bombeiro Profissional Civil - CBMERJ, com sólidos conhecimentos nas áreas de Técnologia Industrial e desenho técnico além de formação profissional como Eletricista predial e bons conhecimentos em Elétrica Industrial, com base sólida em Informática.

Sandro Vergara

Sandro Vergara
Sandro Vergara da Costa, formado como Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói - CEN, possuindo vários cursos pertinentes à área de Segurança do Trabalho, atuando desde sua formatura, em 2005, como consultor, principalmente nas questões de treinamento em grandes empresas de diversas atividades econômicas.

Bem vindo!

Sinta-se à vontade para colaborar!