segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Política de segurança do trabalho, ninguém está acima dela. - Por Norberto Carvalho

Olá a todos; bem vindos novamente!

Gostaria de partilhar com vocês sobre política de segurança do trabalho, que serve de referência de conduta profissional para todos em uma empresa.

Infelizmente ainda temos exemplos negativos quanto a pessoas que se acham no direito de estar acima dela, todavia como já conversamos no post anterior, sobre extrema importância de se dar o exemplo, temos que admitir que em se tratando de política de segurança, ninguém deve estar à sua margem e muito menos acima dela.

Por muitas vezes alunos relatam os maus exemplos dados por encarregados, supervisores, gerentes, diretores, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, o que tratamos de repudiar na mesma hora, e sem medo de ir contra a ética profissional, pois a mesma nos favorece neste ponto.

É de se espantar quando sabemos que até mesmo pessoas que fazem parte da implantação da mesma política, tratam de dar este mau exemplo, por se achar acima do bem e do mal.

Vejamos nossos governantes, onde em suas visitas, vemos quase sempre utilizando os EPI's e conduzidos por rotas seguras assim como qualquer outro trabalhador; quantas vezes vimos nosso presidente visitando plataformas de petróleo? Já repararam que ele se torna mais um com capacete, óculos e etc.?

Uma política de segurança efetiva deve tornar a todos iguais. Deve ser referência de conduta segura e responsável para todos, do presidente da república até o nosso querido "Zé".

Um abraço cordial;

Norberto Carvalho

2 comentários:

Unknown disse...

Ola carissimo amigo, realmente tenho que concordar com suas palavras...não basta saber o que seja a segurança, tem que ser executada e principalmente seguida, não importa quem seja, do diretor da empresa ao peão , todos devem estar conscientes de seu papel e cumprir as normas recomendadas.Parabéns pelo blog!!!!!!!!

SSTHOJE disse...

É por aí mesmo Jaque! Obrigado pela força! E em breve conto com uma publicação sua no blog! Abraço!

LIVRO OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Quem somos.

Minha foto
Niterói / Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Norberto Carvalho

Norberto Carvalho
Norberto Pereira de Carvalho, Professor Técnico de Segurança do Trabalho, lecionando no Cefae II, Nilópolis, Bombeiro Profissional Civil - CBMERJ, com sólidos conhecimentos nas áreas de Técnologia Industrial e desenho técnico além de formação profissional como Eletricista predial e bons conhecimentos em Elétrica Industrial, com base sólida em Informática.

Sandro Vergara

Sandro Vergara
Sandro Vergara da Costa, formado como Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói - CEN, possuindo vários cursos pertinentes à área de Segurança do Trabalho, atuando desde sua formatura, em 2005, como consultor, principalmente nas questões de treinamento em grandes empresas de diversas atividades econômicas.

Bem vindo!

Sinta-se à vontade para colaborar!