sábado, 30 de janeiro de 2010

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Por Sandro Vergara

Qual é o verdadeiro significado dessa palavra nos dias de hoje?
Em uma sociedade que prega uma “certa responsabilidade social” ao meio de um desenvolvimento totalmente desigual onde ninguém assume a responsabilidade de fazer cumprir, em uma cidade que as pessoas morrem por falta de atendimento médico, por fome, por maldade de alguns, enfim, uma sociedade doente que clama por saúde.
Muitos pregam um comprometimento com essa dívida social que se instalou no mundo, prometendo e divulgando ações que minimizam esses danos, mas a verdade é que em sua maioria é só fachada.
No caso das empresas, a maioria delas esquecem da essência principal do conceito de responsabilidade social que é a contribuição voluntária para uma sociedade mais justa, um ambiente mais saudável e um meio ambiente preservado, mas infelizmente, a maioria dessas empresas usam isso para o seu próprio marketing pessoal tentando criar um diferencial da concorrência.
Como poderemos ter uma sociedade mais justas onde a maioria das empresas age dessa forma, a nossa política pública é visivelmente arcaica e ineficaz em sua maioria, líderes corruptos, e uma sociedade que não briga pelos seus direitos?
Nossas cidades não cumprem com as suas responsabilidades sociais, não eliminam as desigualdades, em alguns setores promovem a injustiça somada com o abuso de autoridade transformando a sociedade em um paciente crônico.
Cada um de nós devemos estar comprometidos com a sociedade em que vivemos, onde as relações e os interesses humanos tem que está em primeiro lugar partindo do princípio que todas as ações tem que ser totalmente voluntárias.
Nós como profissionais da área da prevenção devemos fazer com que isso realmente aconteça, garantindo a execução dessas atividades em prol da nossa sociedade beneficiando os próprios trabalhadores e as comunidades como um todo.
Um bom profissional de Segurança do Trabalho age de forma ampla, não só pregando o trabalho seguro dentro das empresas, mas também informando a todos ao seu redor as medidas adequadas para prevenir acidentes, danos à saúde e qualquer coisa que possa melhorar a vida das pessoas.
Nós não podemos permitir que no meio onde vivemos possa existir a discriminação, o preconceito, o descaso e a promoção da insensibilidade para as diferenças sociais, a omissão, lembre-se, todos nós estamos no mesmo barco, o que acontece com um reflete na vida do outro.
Da mesma forma que devemos lutar para que empresas definam uma política que assegure as condições de trabalho, podemos também lutar para que a sociedade em que vivemos possa garantir a melhoria das condições de vidas para todos.
Você deve está se perguntando de que forma pode contribuir para a melhoria da nossa sociedade, e eu lhes digo o seguinte, é fácil!
Você como indivíduo de uma sociedade, seja agindo como consumidor, como investidor, ou outra posição deve agir de forma ativa adotando critérios nas suas decisões fazendo valer os seus direitos e a dos outros.
Não podemos permitir que mais danos sejam causados pelas atividades econômicas ao nosso meio ambiente, que a nossa justiça continue promovendo a injustiça, que os meios de comunicação fiquem promovendo a vulgaridade e o descaso, que o preconceito assole a nossa sociedade, e que os nossos políticos fiquem acharcando os cofres públicos.
Devemos exigir que as entidades reguladoras, os nossos governantes, os meios de comunicação e a própria sociedade cumpra com os seus deveres garantindo assim a verdadeira responsabilidade social.
Não podemos mais permitir que o nível de pobreza cresça no mundo, que todos os dias várias famílias sejam destruídas pela separação, que o ser humano fique insensível mais do que já está.
Acredito que mudanças são possíveis se partirmos do princípio da vontade de fazer a diferença na vida das pessoas, tendo um comportamento ético, responsável e humano, com uma postura transparente identificando os problemas e lutando por soluções viáveis.
A bíblia fala que devemos amar a Deus acima de todas as coisas, e ao nosso semelhante da mesma forma que nos amamos, então pare, reflita, reveja a sua vida e tome uma atitude!
Não espere as coisas acontecer para tomar alguma atitude!

Cordialmente;
Sandro Vergara

Nenhum comentário:

LIVRO OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Quem somos.

Minha foto
Niterói / Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Norberto Carvalho

Norberto Carvalho
Norberto Pereira de Carvalho, Professor Técnico de Segurança do Trabalho, lecionando no Cefae II, Nilópolis, Bombeiro Profissional Civil - CBMERJ, com sólidos conhecimentos nas áreas de Técnologia Industrial e desenho técnico além de formação profissional como Eletricista predial e bons conhecimentos em Elétrica Industrial, com base sólida em Informática.

Sandro Vergara

Sandro Vergara
Sandro Vergara da Costa, formado como Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói - CEN, possuindo vários cursos pertinentes à área de Segurança do Trabalho, atuando desde sua formatura, em 2005, como consultor, principalmente nas questões de treinamento em grandes empresas de diversas atividades econômicas.

Bem vindo!

Sinta-se à vontade para colaborar!