terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A importância do conteúdo. - Por Norberto Carvalho

Olá a todos;

Gostaria de fazer um agradecimento a todos os nossos seguidores e todos aqueles que até agora participaram de nossa enquete.
Na verdade o que vemos até agora, é que a importância de possuir conteúdo tem um peso realmente considerável na obtenção de uma vaga de estágio ou de emprego. O fato é saber equilibrar e não dosar, não privilegiar um, em detrimento dos outros; é de extrema importância estar aberto ao conhecimento sem se preocupar com quantidade, já que é praticamente impossível assimilar 100% de tudo numa primeira vista, mas a preocupação deve ser com a qualidade. pois é mais importante favorecê-la e é em razão dela que nos cercamos de bons conhecimentos. Isso tudo tem relação com o comprometimento, ou seja, o quanto você realmente "quer", e este "querer" diz muito daquilo que você realmente é.
Devemos entender que um profissional experimentado tem uma dinâmica muito mais intensa sobre as Normas e Leis, sendo assim, não adianta ler as NR's como um livro qualquer, mas quando temos a oportunidade de encontrar alguma situação que nos dê uma visão mais prática, como uma reportagem sobre um fato ocorrido em uma empresa, podería-mos recorrer as Normas para encontrar uma aplicação à elas com relação ao fato conhecido, pois isto fará com que pratiquemos aquilo que mais necessitamos, a dinâmica das NR's.
Quanto a um idioma, sem dúvida as pessoas que não somente sobrevivem, mas possuem segurança ao falar outro idioma, na maioria das vezes, ficam com boas vagas. Tudo isso se deve à globalização e ao avanço de novas tecnologias. É praticamente certo pressupor que uma pessoa que queira atuar na área de offshore por exemplo, tenha como uma das principais exigências saber outro idioma. Além do mais a prerrogativa de que "o mundo se abre" para quem fala inglês, espanhol, mandarim ou outro idioma, é verdadeira.
Por último, porém não menos importante, temos os cursos complementares, que serão tema de nossa próxima enquete, onde tentaremos estabelecer um ranking de importância ou ao menos de lógica para execução dos mesmos. Temos que considerar vários fatores com relação aos mesmos, pois sobre eles incidem grande importância em razão do momento em que vivemos. Se você começou seu curso a menos de 6 meses, fique tranquilo e preocupe-se em descobrir se "é esta" a profissão que você escolheu, e dê atenção total às matérias que estão na introdução do curso. Particularmente não recomendo que você procure cursos de complementação nesta fase, pois tudo é muito novo e as matérias mais práticas e dinâmicas, ainda estão por vir. Todavia se você já possui de 6 meses a um ano, você já pode procurar alguns cursos como a biossegurança, CIPA e medições em saúde ocupacional. E se você está com 1 ano ou mais de curso, você não só pode como deve procurar cursos de complementação, como Primeiros Socorros, NR 10 e NR 33.
Lembre-se sempre de que os cursos de complementação consistem em preencher algo que não está completamente cheio, ou seja, você precisa saber "algo" e não "tudo".

Um abraço fraterno;

Norberto Carvalho

Nenhum comentário:

LIVRO OPERADOR DE EMPILHADEIRA

Quem somos.

Minha foto
Niterói / Nilópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Norberto Carvalho

Norberto Carvalho
Norberto Pereira de Carvalho, Professor Técnico de Segurança do Trabalho, lecionando no Cefae II, Nilópolis, Bombeiro Profissional Civil - CBMERJ, com sólidos conhecimentos nas áreas de Técnologia Industrial e desenho técnico além de formação profissional como Eletricista predial e bons conhecimentos em Elétrica Industrial, com base sólida em Informática.

Sandro Vergara

Sandro Vergara
Sandro Vergara da Costa, formado como Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Educacional de Niterói - CEN, possuindo vários cursos pertinentes à área de Segurança do Trabalho, atuando desde sua formatura, em 2005, como consultor, principalmente nas questões de treinamento em grandes empresas de diversas atividades econômicas.

Bem vindo!

Sinta-se à vontade para colaborar!